Notícias
13.05.2026
RETOMADA DAS CIRURGIAS ELETIVAS MARCA MOMENTO DE RENOVAÇÃO E ESPERANÇA EM ANAURILÂNDIA
Em um momento de grande alegria para toda a população de Anaurilândia, o presidente da Câmara Municipal, Celso Alves dos Santos (Celsinho), juntamente com os vereadores Leonardo Platero, Jéssica Santos, Mara, Ronei Pardini, Daiane Tacca, Adriano Gonçalves e Edmar Rodrigues, estiveram na manhã desta segunda-feira (11), no Hospital Sagrado Coração de Jesus, para tratar sobre a retomada das cirurgias eletivas, que voltarão a ser realizadas a partir do dia 23 de maio de 2026.
Após três anos sem a realização desses procedimentos, devido ao período de reforma pelo qual o hospital passou, a notícia representa um marco para a saúde pública municipal e renova a esperança de muitos pacientes que aguardavam por esse atendimento.
Essa importante conquista também é resultado do compromisso do Poder Legislativo Municipal com a saúde pública. Em 2023, todos os vereadores destinaram, por meio de emenda impositiva, o valor de R$ 377.000,00 para investimentos no Hospital Sagrado Coração de Jesus, recurso fundamental para contribuir com melhorias estruturais e oferecer condições adequadas para a retomada plena dos atendimentos e procedimentos cirúrgicos.
Entre as cirurgias que voltarão a ser realizadas estão:
* Colecistectomia – remoção da vesícula biliar, indicada principalmente para casos de litíase biliar ou colecistite;
* Herniorrafia – cirurgia para reparo de hérnias;
* Herniorrafia complexa ou recidivas – indicada para hérnias recorrentes ou complicadas;
* Herniorrafia inguinal bilateral – tratamento de hérnias em ambos os lados da região inguinal;
* Cirurgia de hemorroidas (hemorroidectomia) – procedimento para aliviar sintomas como dor e sangramento;
* Histerectomia total – remoção do útero, indicada em casos específicos como miomas, endometriose ou câncer;
* Postectomia – remoção do prepúcio;
* Vasectomia – método contraceptivo masculino definitivo.
Também participaram da reunião o prefeito municipal Rafael Gusmão Hamamoto, o secretário de Saúde Guilherme Zandonadi, o diretor do hospital Mateus Correa, a enfermeira Jéssica Ribeiro e o Dr. Roque José Fabris.
O retorno das cirurgias eletivas simboliza uma importante conquista para o município, resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso com a saúde da população.
Este é um momento de celebrar e agradecer a todos que contribuíram para que o Hospital Sagrado Coração de Jesus volte a cumprir plenamente seu papel, devolvendo dignidade, cuidado e qualidade de vida à população.
A volta do hospital em pleno funcionamento é motivo de alegria para toda Anaurilândia e representa um grande avanço para a saúde pública municipal, reafirmando que quando Executivo, Legislativo e profissionais da saúde caminham juntos, quem ganha é a população.
